terça-feira, 25 de agosto de 2009

Recepção dos calouros indígenas 2°/2009


Como está se consolidando a cada semestre, os estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB), realizam no início do semestre letivo a “Recepção dos calouros”. Evento que ocorre na Fazenda Águas Limpas- FAL, propriedade da UnB.

Nesse semestre 2°/2009, o evento aconteceu entre os dias 21, 22 e 23 de agosto, sendo que os estudantes obtiveram alojamentos e refeições. Dessa forma os três dias eram aproveitadas por todos!!

A programação do dia 21 foi noturna, apenas com a apresentação dos calouros e veteranos, seguido de uma roda cultural, afinal os estudantes são de diversas etnias espalhadas pelo Brasil.

Já no dia 22, a manhã ficou por conta de representantes da FUNAI -Gustavo Menezes e Josicélia- Onde explanaram o convênio para os estudantes, de forma a apresentar também a importância do estudantes indígenas na Universidade.

p1010013

Abençoando o dia de trabalho..!!

Pela parte da tarde, dois representantes indígenas foram para a “RODA DE CONVERSA”, o Marcos Terena (memorial dos povos indígenas) e Gersen Baniwa (Cinep, Mec e Estudante de doutorando da UnB). A presença dessas lideranças foi muita importância para demonstrar um pouco da tragetória do movimento indígena, e de frizar a importância dos estudantes indígenas dentro da Universidade em prol a causa indígena.

O encontro também contou com a presença da Universiade de Brasília, representadas pelo Decanato de Assuntos Comunitários- DAC, através da Decana Raquel. O serviço de Orientação ao Universitário- SOU teve como representante a Aparecida e Fabiana, ambas Psicólogas. O setor de Esporte e Cultura da unB foi representada pela Ruti. Outros membros da universidade participaram durante o envento, como a Prof. Debora - Centro de Convivência Negra, e representante da saúde e professores -como Gerson Mol- Instituto de Química. Estudantes não indígenas também participaram, fazendo então uma interação dos universitários de Brasília.

p1010028

Gustavo Menez - CGE/FUNAI

p10100471

Estudantes indígenas, Professores, e lideranças Indígenas- Marcos Terena- Camisa Azul e Gersen Baniwa- Camisa Branca.

Todos os estudantes gostaram bastante da roda de conversa, em seguida teve o encerramento dos trabalhos. Assim os estudantes tiveram um momento de lazer com futebol -calouros X veteranos, e aqueles que não adotam o futebol como esporte principal, tiveram outros jogos alternativos (xadrez, dama, baralho, volei).

A noite foi novamente cultural, com direito a voz e violão e a “Rádio Cipó”.

p1010023

Noite Cultural!

No dia 23 foi a reunião da Associação dos Acadêmicos indígenas do Distrito Federal (AAIDF), onde se iniciou com uma apresentação de palestra ministrada pelo presidente da associação Antônio Kaimbé, o tema era Associativismo. Em seguida informes da universidade foram repassados para os veteranos e calouros e finalizando o evento uma breve explanação sobre a AAIDF, que por sua vez completava 1 ano de vigência.

Assim o terceiro dia além de ser mais um dia de “trabalho”, pois era o aniversário da Associação dos Acadêmicos Indígenas do Distrito Federal, um dia que para todos foi especial, por conta das conquistas que vem acontecendo até esse momento através dessa união que a associação vem conquistando…


Estudantes indígenas UnB e representante da unB e parceiros!

dsc00509

Pintura Corporal Olavo Wapichana e Rebeca- Fulniô!


Autor:

Luíz tukano

Parabéns a todos e a luta continua!!! Aiaiaia!!!

Um comentário:

  1. adorei as fotos todos estão de parabéns!!!
    e parabenizar Luiz Tukano que teve a brilhante idéia de criar o blog...amei...

    ResponderExcluir